O Serviço Educativo do Museu da Chapelaria recebe grupos de alunos e professores, mediante marcação prévia, sendo o acompanhamento realizado por monitores especializados que orientam a visita de acordo com a idade e o nível de escolaridades dos visitantes.


Pretende-se que durante a visita ao museu as crianças e jovens possam compreender e descobrir os momentos de árduo trabalho que era realizado durante muitos anos nesta fábrica de chapéus.
Para que a visita tenha o sucesso esperado é necessário haver uma estreita colaboração entre os técnicos do serviço educativo e os professores acompanhantes. 


Em função dos públicos e dos interesses didáctico-pedagógicos, os visitantes podem escolher um dos seguintes níveis de visita:

1. Visita - constituída apenas pela visita guiada à exposição permanente e/ou temporária.


2. Visita + oficina de trabalho - constituída pela visita à exposição permanente e/ou temporária seguido da realização de uma oficina de trabalho previamente escolhida.


3. Oficina de trabalho + Visita - este módulo destina-se essencialmente à oficina “como será”, iniciando-se com o atelier e depois com a visita às exposições.


4. Oficina de trabalho – este módulo consiste na realização de um atelier escolhido pelo visitante no espaço destinado ao Serviço Educativo e de Animação Cultural.
Com o objectivo de atender à grande diversidade de necessidades e expectativas dos visitantes, conceberam-se programas para públicos diferenciados:
Programas para grupos escolares, destinados especificamente a:
   • Educação Pré-escolar, 1º, 2º, 3º Ciclos de Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Superior
   • Educadores, professores e formadores
Programas abertos ao público, dirigidos a diferentes idades e tipos de grupos:
   • crianças (dos 3 aos 5 anos)
   • crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE’S)
   • grupos de adolescentes e jovens adultos
   • famílias – pais, filhos, avós e netos
   • adultos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.