Exploração pedagógica da exposição temporária "A Volta ao mundo em muitos chapéus"




Está patente, até Fevereiro de 2016, a nova exposição temporária do Museu da Chapelaria intitulada "A volta ao mundo em muitos chapéus".

Esta exposição permite fazer uma grande viagem cultural e social até aos cinco continentes do Mundo levando o visitante a entrar em contacto com a maravilhosa diversidade cultural que constitui a Humanidade e que é, verdadeiramente, o seu maior património. 

Sendo uma exposição de relevante interesse em termos curriculares, o Museu da Chapelaria preparou um conjunto de atividades especificamente para o público escolar (visitas temáticas, debates e oficinas criativas).

Estas atividades, juntamente com os próprios conteúdos da exposição permitem explorar, de forma lúdica e atrativa, diversos conteúdos curriculares, nomeadamente, nas seguintes áreas:

Área do Conhecimento do Mundo (Pré-escolar)
Estudo do meio e formação cívica (1º ciclo)
História e Geografia de Portugal
Educação Visual (2º e 3º ciclo)
Geografia
História
Antropologia
História da Cultura e das Artes (ensino secundário)

As escolas interessadas deverão contactar o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria para agendamento destas atividades, através dos telefones 256 201 680/2 ou através do e-mail museu.chapelaria@gmail.com.

Em função das necessidades pedagógicas de cada grupo e faixa etária, poderão ainda ser desenhados programas de visita/atividades específicos em colaboração com o Professor.
Para solicitar o dossier pedagógico da exposição ou apresentar objectivos pedagógicos específicos, por favor, entre em contacto com o Serviço Educativo do Museu.




PRINCIPAIS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DISPONÍVEIS


VISITA TEMÁTICA | Como os dedos de uma mão
Em 2001, a UNESCO adotou a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural que reafirma a preocupação com a preservação e o respeito pela diversidade cultural. Partindo das colecções expostas pretendemos levar o visitante a refletir acerca desta riqueza humana que agrega e consolida os povos. Estes chapéus, de todos os feitios, cores e formas, estão no Museu da Chapelaria para lembrar que o mundo é feito de diversidade e que nela reside o maior património da Humanidade.
Objetivos pedagógicos | Refletir sobre a Diversidade Cultural e a sua importância e sobre o chapéu enquanto espelho dessa mesma diversidade. Pretende-se com esta visita desenvolver competências de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de forma eficaz), competências analíticas (capacidade para avaliar situações, procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores chave de argumentação), competências interpessoais e de cidadania (potenciar a facilidade em relacionar-se com os Outros, inspirar e motivar outros ou gerir conflitos) e sensibilidade multicultural (saber respeitar a diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas).
Público | Geral
Duração |60 minutos



VISITA TEMÁTICA | Histórias de chapéus

A cartola, o chapéu de coco e o sombrero mexicano são chapéus que todos conhecemos, mas será que sabemos a sua história? Venha conhecer as histórias dos chapéus de todo o globo. Ao mesmo tempo, Daniel Serra Vaz e Manuel Pinho, colecionadores de chapéus e viajantes apaixonados, partilharam com o Museu da Chapelaria algumas das suas histórias que agora partilhamos com o público. As histórias dos colecionadores são como as dos viajantes: deliciosamente intermináveis!
Objetivos pedagógicos | Aproximação do público às peças expostas através da partilha de curiosidades que criam a história e as geografias do chapéu. Pretende-se com esta visita desenvolver competências de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de forma eficaz), competências analíticas (capacidade para avaliar situações, procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores chave de argumentação), competências interpessoais e de cidadania (potenciar a facilidade em relacionar-se com os Outros, inspirar e motivar outros ou gerir conflitos) e sensibilidade multicultural (saber respeitar a diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas).
Público| Geral
Duração |60 minutos



VISITA TEMÁTICA + JOGO | Colecionadores de países

O Museu da Chapelaria propõe que os mais pequeninos recordem, de uma forma lúdica e interativa, o mapa do mundo. Depois da visita à exposição temporária, num mapa de grande escala é possível jogar e redescobrir os continentes. Ao mesmo tempo, tendo por base a visita, as crianças conseguirão identificar os chapéus de cada geografia e coloca-los, fisicamente, no mapa. No final, podem ainda levar um mapa em ponto pequeno para colocar na sala de aula e recordar a visita ao Museu da Chapelaria.
Objetivos pedagógicos | Identificação dos continentes no mapa e dos chapéus mais emblemáticos de cada região do mundo. Pretende-se com esta visita desenvolver competências de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de forma eficaz), competências analíticas (capacidade para procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores chave de argumentação), sensibilidade multicultural (saber respeitar a diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas), resolução de problemas (utilizar raciocínio e criatividade para encontrar soluções para problemas, tendo em conta a informação e recursos disponíveis) e trabalho em equipa (conseguir trabalhar com outros de forma colaborativa, em prol de objetivos comuns).
Público | 1º e 2º ciclos e famílias
Duração | 60 minutos (visita e jogo)


  
VISITA TEMÁTICA + DEBATE | Eu e os Outros

Em 2001, a UNESCO adotou, na sua 31ª Sessão, a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural que teve como objetivo reafirmar a sua preocupação com a preservação e o respeito pela diversidade cultural. Enquanto património comum da humanidade, a diversidade cultural é talvez a sua mais intrínseca característica e é um fato irrefutável: a humanidade é constituída por um sem número de culturas.
Porque as nossas diferenças são, em definitivo, o maior património que a humanidade pode ter e preservar, o Museu da Chapelaria propõe um diálogo sobre estas e a sua riqueza. Aprender a conhecer o Outro naquilo que o diferencia do Nós é o mote para este diálogo.
Objetivos pedagógicos | Pretende-se com esta visita desenvolver competências de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de forma eficaz), competências analíticas (capacidade para procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores chave de argumentação), sensibilidade multicultural (saber respeitar a diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas) e trabalho em equipa (conseguir trabalhar com outros de forma colaborativa, em prol de objetivos comuns).
Público | Alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário
Duração |60 minutos





VISITA TEMÁTICA + DEBATE | Chapéus de cá e de lá

Ao longo das nossas vidas fomos passando por muitos chapéus. Barretes de pescador e chapéus de palha são-nos familiares. Mas como serão os chapéus dos pescadores gregos ou dos apanhadores de arroz? Partindo das experiências e das memórias do público, o Museu da Chapelaria propõe uma visita temática e um diálogo que coloca em análise o uso do chapéu por todo o globo, as suas semelhanças e as suas diferenças. Afinal, e como diz Daniel Serra Vaz, esta exposição permite dar a volta ao mundo sem sair do mesmo local.
Objetivos pedagógicos | Reconhecimento das semelhanças e das diferenças dos chapéus das diferentes geografias. Desenvolvimento da interação, partilha de experiências e criação de laços entre o público, o museu e os seus objetos. Pretende-se com esta visita desenvolver competências de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de forma eficaz), competências analíticas (capacidade para procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores chave de argumentação), sensibilidade multicultural (saber respeitar a diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas) e trabalho em equipa (conseguir trabalhar com outros de forma colaborativa, em prol de objetivos comuns).
Público | Sénior
Duração |60 minutos




OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS | De Samurais a Cowboys

Usando a tradicional técnica do origami, os participantes terão pela sua frente o desafio de criar e adornar o chapéu do seu herói favorito.
Objetivos pedagógicos | Exploração da motricidade fina. Desenvolvimento do rigor, da concentração e do trabalho em cooperação.
Público | 2º e 3º ciclos e famílias
Duração |30 minutos



OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS | Cabeças do Mundo

Inspirados pela exposição temporária, os participantes criam e decoram um chapéu típico de um país tendo em conta o seu uso, a sua forma, os materiais e as cores.
Objetivos pedagógicos | Desenvolvimento da criatividade e das expressões plásticas. Reconhecimento do chapéu enquanto objeto símbolo da Diversidade Cultural.
Público | pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e famílias

Duração |30 minutos










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.