ÀS QUARTAS NO MUSEU | VISITAS TEMÁTICAS

O Museu da Chapelaria realiza, todas as quartas-feiras, visitas temáticas às suas exposições e oficinas criativas especiais.Consulte as visitas e oficinas específicas de cada dia e inscreva-se.Para mais informações contacte o Serviço Educativo através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com.

6 de abril | visita temática “Museólogo por um dia” + visita à montagem de uma exposição
Nesta visita é apresentada a política de conservação e restauro do Museu da Chapelaria e o visitante terá a possibilidade de conhecer os princípios básicos de conservação preventiva. Pretende-se, assim, sensibilizar o visitante para a importância do património cultural, de forma a permitir o seu desenvolvimento enquanto cidadão, responsável e participativo, na salvaguarda e conservação do património.
Público | Alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário
Duração | 60 minutos

13 de abril | visita animada “A Péu Mostra” + oficina pedagógica “Este é o meu desenho!”
Personagem inspirado nos contos de fadas, a Péu leva as crianças a descobrirem o espaço museológico de forma simples, transformando a visita ao museu numa experiência inesquecível! Esta visita tem como principal objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos da exposição permanente do Museu, tornando-a mais acessível a crianças com menos de 5 anos de idade. 
Para complementar a visita, poderá ser agendada a oficina “Este é o meu desenho”, onde as crianças são convidadas a recriar a pelagem das ovelhas, coelhos e castores através de diferentes técnicas de pintura e colagem e usando os mais variados materiais recicláveis.
Público | Alunos do pré-escolar - Grupos com o máximo de 25 participantes
Duração | 60 minutos

20 de abril | visita temática “Eu e os Outros” + oficina pedagógica “Máscaras do Mundo”
Em 2001, a UNESCO adotou, na sua 31ª Sessão, a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural que teve como objetivo reafirmar a sua preocupação com a preservação e o respeito pela diversidade cultural. Enquanto património comum da humanidade, a diversidade cultural é talvez a sua mais intrínseca caraterística e é um fato irrefutável: a humanidade é constituída por um sem número de culturas. Porque as nossas diferenças são, em definitivo, o maior património que a humanidade pode ter e preservar, o Museu da Chapelaria propõe um diálogo sobre estas e a sua riqueza. Aprender a conhecer o Outro naquilo que o diferencia do Nós é o mote para este diálogo.
Poderá ainda ser reservada a oficina “Máscaras do Mundo” que desafiará os participantes a criarem uma máscara etnográfica, recorrendo a materiais recicláveis, potenciando, deste modo, o desenvolvimento da criatividade e das expressões plásticas.
Público | Alunos dos 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário
Duração | 60 minutos

27 de abril | visita encenada “Os atores somos nós…” + oficina pedagógica “Chapéus com personalidade”
Nesta visita, os alunos passam de meros espetadores a atores principais, ajudando a construir uma história baseada em factos verídicos. Bigodes, bengalas, aventais e até uma cartola tornam esta visita numa experiência única, onde, de uma forma lúdica, se descobrem as histórias da Empresa Industrial de Chapelaria.
Esta visita animada tem como principal objetivo facilitar a relação dos alunos com os conteúdos da exposição, tornando-a mais acessível. As visitas visam estimular o interesse do aluno pelo tema abordado, tornando o Museu num espaço lúdico de aprendizagem.
Para grupos entre os 5 e os 14 anos poderá ainda ser reservada a oficina “Chapéus com personalidade” que desafiará os participantes a criarem um chapéu para encarnar uma personagem, potenciando o desenvolvimento da criatividade e das expressões plásticas e dramáticas.
Público | Alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e Seniores - Grupos com o máximo de 30 participantes
Duração | 90 minutos