Visitas Temáticas


Para além da tipologia geral de visita onde é abordada a história da indústria da chapelaria, o modo de produção de um chapéu e a evolução técnica e tecnológica, o visitante pode ainda optar por agendar visitas temáticas, que têm objetivos pedagógicos e culturais específicos.
O Museu disponibiliza as seguintes visitas temáticas:

O mundo mágico dos chapéus
Para quem nunca visitou o Museu da Chapelaria recomendamos que escolha a visita geral que apresenta o mundo mágico do fabrico de chapéus. A visita começa mesmo antes de entrar no museu, quando os visitantes são convidados a conhecer os “Unhas Negras” que os aguardam no exterior do edifício. Aqui começa então a ser contada esta grande História que marcou o processo de industrialização em Portugal no início do século passado.
Dentro do museu, e ao longo de três pisos de exposição, o visitante fica a conhecer toda a cadeia operatória do pelo ao cone, do cone ao chapéu e, finalmente, dos Dedos Mágicos ao Acabamento.
A última sala de exposição, intitulada Sala dos Usos Sociais, é inteiramente dedicada à interpretação dos diferentes contextos socais, culturais e económicos do uso do chapéu, sendo que trimestralmente são organizadas diferentes exposições.
Públicos: público em geral: famílias, públicos escolares, adultos…
Grupos até 30 participantes


A Péu Mostra
Era uma vez uma menina chamada Péu... A Péu vive num lugar especial chamado museu que guarda histórias mágicas de chapéus.
Personagem inspirado nos contos de fadas, a Péu leva as crianças a descobrirem o espaço museológico de forma simples, transformando a visita ao museu numa experiência inesquecível!
Esta visita animada tem como principal objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos da exposição permanente do Museu, tornando-a mais acessível a crianças com menos de 5 anos de idade. Estas visitas animadas visam expandir e estimular o interesse dos alunos pelo tema abordado, criando, de igual modo, uma ligação afetiva ao Museu, educando e desenvolvendo hábitos culturais desde a infância.
Públicos: Apenas para grupos de alunos do pré-escolar.
Grupos entre 25 e 30 participantes




Os atores somos nós…
Nesta visita, os alunos passam de meros espetadores a atores principais, ajudando a construir uma história baseada em factos verídicos. Bigodes, bengalas, aventais e até uma cartola tornam esta visita numa experiência única, onde, de uma forma lúdica, se descobrem as histórias da Empresa Industrial de Chapelaria.
Esta visita animada tem como principal objetivo facilitar a relação entre os alunos e os conteúdos da exposição, tornando-a mais acessível. As visitas visam estimular o interesse do aluno pelo tema abordado, tornando o Museu num espaço lúdico de aprendizagem.
A visita pode incluir a realização de jogos lúdico pedagógicos ou oficinas de trabalho.
Públicos: 1º e 2º ciclo do ensino básico, Seniores
Grupos com o máximo de 30 participantes





                                                                                                        Sabes como se faz um chapéu?
De forma lúdica e interativa, as crianças são convidadas a descobrirem o processo de fabrico do chapéu de feltro.
Nesta tipologia de visita, os participantes são desafiados na sua criatividade e imaginação, tendo acesso sensitivo a matérias-primas, ferramentas e máquinas.
Este tipo de visita é complementado com a realização de uma oficina de trabalho que pretende tornar mais compreensível a informação já adquirida. Durante as oficinas, as crianças irão testar as mesmas matérias-primas e ferramentas, potenciando a sua capacidade de aprendizagem e retenção de informação.
Públicos: pré-escolar e 1º ciclo       
Grupos com o máximo de 30 participantes


Uma cidade de chapéus
Esta visita começa com uma abordagem à história local por intermédio da qual é feita a contextualização da importância social, económica e cultural da indústria chapeleira e da Empresa Industrial de Chapelaria em Portugal.
Numa fase posterior, os visitantes são confrontados com a evolução técnica e tecnológica desta indústria, desde a sua fase mais artesanal até aos dias de hoje.
Este tipo de visita é complementado com a realização de uma oficina de trabalho que pretende tornar mais compreensível a informação já adquirida.
Públicos: 2º e 3º ciclos e ensino secundário
Grupos com o máximo de 30 participantes





História da industrialização portuguesa
Compreender o processo de industrialização português e a consequente transformação dos territórios humanos e geográficos, é o objetivo central desta visita que pode ser complementada com uma visita a unidades produtoras de chapéus ainda em funcionamento.
[Mediante a disponibilidade das Empresas associadas e em articulação com o Turismo Industrial. Grupos não superiores a 15 pessoas]
Públicos: 3º ciclo e ensino secundário
Grupos com o máximo de 30 participantes




A história dos chapéus
Esta visita (adaptada às diferentes faixas etárias) é constituída por dois momentos diferentes:
1ª fase: visita às exposições de longa duração do Museu, por intermédio da qual é explicada a forma de produção de um chapéu e a sua evolução no tempo;
2ª fase: sessão realizada no auditório do Museu, com recurso a novas tecnologias, para apresentação, explicação e debate em torno da História do Chapéu e do seu papel social e cultural.
Públicos: todos os graus de ensino
Grupos com o máximo de 30 participantes











          Museólogo por um dia





A Educação Patrimonial é fundamental para a preservação do património cultural.

Nesta visita é apresentada a política de conservação e restauro do Museu da Chapelaria e o visitante terá a possibilidade de conhecer os princípios básicos de conservação preventiva e aplicá-los numa situação prática. Pretende-se, assim, sensibilizar o visitante para a importância do património cultural, de forma a permitir o seu desenvolvimento enquanto cidadão, responsável e participativo, na salvaguarda e conservação do património.
Públicos: Ensino secundário e cursos profissionais
Grupos com o máximo de 20 participantes

Para agendar uma destas visitas deverá ligar com o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria (256 201 680/2) entre terça-feira e sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.