Oficinas Criativas e Workshops

 

Visando complementar a experiência da visita, o Museu tem um conjunto de oficinas residentes que estão disponíveis ao longo de todo o ano.
Paralelamente, no âmbito de celebrações especiais ou épocas festivas (Carnaval, Páscoa, Natal, Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia da Criança, etc.) ou no âmbito de exposições temporárias, existirão diversas outras oficinas ao dispor dos nossos visitantes. 
Para ficar a conhecer a oferta que temos, visite a nossa agenda ou subscreva a nossa agenda digital.
Contacte também o Serviço Educativo do Museu.

ALGUMAS OFICINAS RESIDENTES

Este é o meu desenho
Ovelhas, coelhos e castores… com o pelo deles podemos fazer belíssimos chapéus. 
Nesta oficina pedagógica, os visitantes são convidados a recriar a pelagem de um destes animais através de diferentes técnicas de pintura e colagem e usando os mais variados materiais recicláveis. 

Animais felpudos 
Sabias que com o pelo do coelho e com a lã da ovelha se podem fazer chapéus de feltro?
Partindo do reaproveitamento de materiais têxteis e dos conteúdos da exposição de longa duração, os visitantes são desafiados a dar asas à sua imaginação e a criar o seu coelho ou ovelha de estimação. 

As cores que nascem
Azul, Amarelo, Verde e Vermelho… são cores que todos conhecemos. Mas como se formam? 
Partindo dos catálogos de cores usados no laboratório da tinturaria da Empresa Industrial de Chapelaria, o visitante vai conhecer o círculo cromático das cores e suas cores primárias, secundárias e terciárias, para depois criar o seu próprio catálogo de cores.

Chapéus com Personalidade 
Quem não conhece o chapéu de chef? E o do Bombeiro, ou o do Polícia, o da Bruxa ou da princesa ou até o dorminhoco? São imensos os chapéus que nos levam para o lado do sonho e da fantasia. 
Nesta atividade pedagógica, depois de realizarem a visita orientada às exposições do Museu, cada visitante seleccionará um chapéu para encarnar a sua personagem, dando origem a um divertido jogo.

A geometria das máquinas
Com retângulos, triângulos, losangos e muitas outras formas geométricas se conseguem construir máquinas. 
Nesta oficina, os visitantes são desafiados a (des)construir, com o seu olhar, uma máquina do Museu e, através da conjugação de diferentes formas e cor, são levados a (re)construir a mesma máquina.

Desenha a tua história
Tens imaginação e desenhas bem? Então esta é a tua oportunidade de o mostrar... 
Durante esta oficina, os visitantes são convidados a criar e desenvolver uma fantástica aventura para uma divertida personagem que vive rodeada de máquinas e coelhos… e que nunca, mas mesmo nunca larga o seu chapéu!

Impressões a cores
Partindo da exploração de alguns documentos publicitários da chapelaria e das chapas de grifagem da empresa, os visitantes são desafiados a usar a sua visão criativa e diferentes técnicas manuais para, através de peças em relevo, darem forma à sua própria publicidade. 

Postais 3D
Partindo dos conteúdos das exposições do Museu, os visitantes serão desafiados a construir e decorar um postal a três dimensões que, mais tarde, poderão enviar a quem quiserem. 

Hat plate
Nesta oficina vamos servir um chapéu!
Através de um simples prato de papel os visitantes são convidados a usar as suas capacidades criativas, na vertente fantasista ou realista, para dar forma à sua visão de um chapéu. 

O chapéu do século XX… e… II
O que seremos daqui a cem anos? Num mundo que se encontra em constante evolução, o que irá mudar? E como serão os nossos chapéus? Qual poderá ser o seu formato? Com que materiais será fabricado? Quais as suas cores e padrões? Qual o objetivo da sua utilização?
Estas são apenas algumas das questões com que os visitantes serão confrontados quando forem desafiados a idealizar, de forma crítica e criativa, como serão os chapéus do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.