Serviço Educativo


O Serviço Educativo e de Animação estabelece a ligação e a comunicação permanente com os públicos do museu, contextualizando os utilizadores no espaço e tempo da produção dos chapéus. 
Recorrendo a abordagens sensoriais e experimentais das coleções, os programas educativos abordam temas como a cidade, as pessoas e os chapéus, entre muitos outros relevantes do ponto de vista dos públicos. 
O Serviço Educativo e de Animação promove visitas orientadas com exploração pedagógica e atendendo à diversidade de públicos, concebe e estrutura Itinerários Culturais, promove e organiza Oficinas Temáticas, estrutura um calendário de atividades permanente, apoia e promove o desenvolvimento de projetos escolares e promove ações específicas com públicos com necessidades especiais.
VISITAS ESCOLARES
Visitas Técnicas - Docentes
Os professores e tutores poderão fazer uma visita preparatória ao Museu da Chapelaria.
Esta visita pretende estabelecer e definir os interesses culturais e pedagógicos do professor e adaptar os conteúdos da visita a esses mesmos interesses. 
O Museu da Chapelaria disponibiliza ao professor um dossier pedagógico de exploração dos conteúdos temáticos do museu para preparação da visita juntos dos seus alunos e para exploração posterior de conteúdos e ações pedagógicas.
As visitas preparatórias são gratuitas para o professor e devem ser reservadas com antecedência.
Avaliação de risco
O Museu da Chapelaria não pode assumir um dever de cuidado do grupo. Ao planear uma visita ao Museu, os grupos são aconselhados a garantir que uma pessoa competente (por cada 20 alunos) realiza uma avaliação de risco adequada às necessidades específicas do seu grupo.
Programas Escolares
O Serviço Educativo do Museu da Chapelaria recebe grupos de alunos e professores, mediante marcação prévia, sendo o acompanhamento realizado por monitores especializados que orientam a visita de acordo com a idade e o nível de escolaridade dos visitantes.
Para que a visita tenha o sucesso esperado é necessário existir uma estreita colaboração entre os técnicos do serviço educativo e os professores acompanhantes, pelo que se sugere que o professor desenvolva primeiramente uma visita preparatória ao Museu da Chapelaria.
Em função dos públicos e dos interesses didáctico-pedagógicos, disponibilizamos as seguintes tipologias de atividades:
1. Visita - constituída apenas pela visita guiada à exposição permanente e/ou temporária. Esta visita pode ser geral ou temática (duração estimada: 50 minutos)
2.Visita + oficina de trabalho - constituída pela visita à exposição permanente e/ou temporária seguido da realização de uma oficina de trabalho previamente escolhida (duração estimada: 90 minutos)
3. Oficina de trabalho - este módulo consiste na realização de um atelier escolhido pelo visitante no espaço destinado ao Serviço Educativo e de Animação Cultural (duração estimada: 40 minutos)
Com o objetivo de atender à grande diversidade de necessidades e expectativas dos visitantes, concebemos diferentes programas pedagógicos:
Programas para grupos escolares, destinados especificamente a:
- Educação Pré-escolar, 1º, 2º, 3º Ciclos de Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Superior
- Educadores, professores e formadores
Programas abertos ao público, dirigidos a diferentes idades e tipos de grupos:
- Crianças dos 3 aos 5 anos
- Crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE’S)
- Grupos de adolescentes e jovens adultos
- Famílias – pais, filhos, avós e netos
- Adultos
Informe-se junto do Serviço Educativo dos diferentes programas escolares, através do telefone 256 201 680/2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.