Está patente, até Fevereiro de 2016, a nova exposição temporária do Museu da Chapelaria intitulada "A volta ao mundo em muitos chapéus".
Esta exposição permite fazer uma grande viagem cultural e social até aos cinco continentes do Mundo levando o visitante a entrar em contacto com a maravilhosa diversidade cultural que constitui a Humanidade e que é, verdadeiramente, o seu maior património.
Sendo uma exposição de relevante interesse em termos curriculares, o Museu da Chapelaria preparou um conjunto de atividades especificamente para o público escolar (visitas temáticas, debates e oficinas criativas).
Estas atividades, juntamente com os próprios conteúdos da exposição permitem explorar, de forma lúdica e atrativa, diversos conteúdos curriculares, nomeadamente, nas seguintes áreas:
Área do Conhecimento do Mundo (Pré-escolar)
Estudo do meio e formação cívica (1º ciclo)
História e Geografia de Portugal
Educação Visual (2º e 3º ciclo)
Geografia
História
Antropologia
História da Cultura e das Artes (ensino secundário)
Em função das necessidades pedagógicas de cada grupo e faixa etária, poderão ainda ser desenhados programas de visita/atividades específicos em colaboração com o Professor.
Para solicitar o dossier pedagógico da exposição ou apresentar objectivos pedagógicos específicos, por favor, entre em contacto com o Serviço Educativo do Museu.
PRINCIPAIS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DISPONÍVEIS
VISITA TEMÁTICA
| Como
os dedos de uma mão
Em 2001,
a UNESCO adotou a Declaração Universal sobre a
Diversidade Cultural que reafirma a preocupação com a preservação e o respeito
pela diversidade cultural. Partindo das colecções expostas pretendemos levar o
visitante a refletir acerca desta riqueza humana que agrega e consolida os
povos. Estes chapéus, de todos os feitios, cores e formas, estão no Museu da
Chapelaria para lembrar que o mundo é feito de diversidade e que nela reside o
maior património da Humanidade.
Objetivos pedagógicos | Refletir
sobre a Diversidade Cultural e a sua importância e sobre o chapéu
enquanto espelho dessa mesma diversidade. Pretende-se com esta visita
desenvolver competências de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de
forma eficaz), competências analíticas (capacidade para avaliar situações,
procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores
chave de argumentação), competências interpessoais e de cidadania (potenciar a
facilidade em relacionar-se com os Outros, inspirar e motivar outros ou gerir
conflitos) e sensibilidade multicultural (saber respeitar a diversidade e
diferentes tipos de pessoas e culturas).
Público
| Geral
Duração
|60 minutos
VISITA TEMÁTICA | Histórias
de chapéus
A cartola, o chapéu de coco e o sombrero mexicano são
chapéus que todos conhecemos, mas será que sabemos a sua história? Venha conhecer
as histórias dos chapéus de todo o globo. Ao mesmo tempo, Daniel Serra Vaz e
Manuel Pinho, colecionadores de chapéus e viajantes apaixonados, partilharam
com o Museu da Chapelaria algumas das suas histórias que agora partilhamos com
o público. As histórias dos colecionadores são como as dos viajantes:
deliciosamente intermináveis!
Objetivos pedagógicos | Aproximação
do público às peças expostas através da partilha de curiosidades que criam a
história e as geografias do chapéu. Pretende-se com esta visita
desenvolver competências de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de
forma eficaz), competências analíticas (capacidade para avaliar situações,
procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores
chave de argumentação), competências interpessoais e de cidadania (potenciar a
facilidade em relacionar-se com os Outros, inspirar e motivar outros ou gerir
conflitos) e sensibilidade multicultural (saber respeitar a diversidade e
diferentes tipos de pessoas e culturas).
Público|
Geral
Duração
|60 minutos
VISITA TEMÁTICA + JOGO | Colecionadores
de países
O Museu da Chapelaria
propõe que os mais pequeninos recordem, de uma forma lúdica e interativa, o
mapa do mundo. Depois da visita à exposição temporária, num mapa de grande
escala é possível jogar e redescobrir os continentes. Ao mesmo tempo, tendo por
base a visita, as crianças conseguirão identificar os chapéus de cada geografia
e coloca-los, fisicamente, no mapa. No final, podem ainda levar um mapa em
ponto pequeno para colocar na sala de aula e recordar a visita ao Museu da
Chapelaria.
Objetivos pedagógicos |
Identificação dos continentes no mapa e dos chapéus mais emblemáticos de cada região
do mundo. Pretende-se com esta visita desenvolver competências de comunicação
(saber ouvir, compreender e falar de forma eficaz), competências analíticas
(capacidade para procurar diferentes perspetivas, reunir informação e
identificar os fatores chave de argumentação), sensibilidade multicultural
(saber respeitar a diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas),
resolução de problemas (utilizar raciocínio e criatividade para encontrar
soluções para problemas, tendo em conta a informação e recursos disponíveis) e
trabalho em equipa (conseguir trabalhar com outros de forma colaborativa, em
prol de objetivos comuns).
Público
| 1º e 2º ciclos e famílias
Duração
| 60 minutos (visita e jogo)
VISITA TEMÁTICA + DEBATE | Eu e
os Outros
Em 2001,
a UNESCO adotou, na sua 31ª Sessão, a Declaração
Universal sobre a Diversidade Cultural que teve como objetivo reafirmar a sua
preocupação com a preservação e o respeito pela diversidade cultural. Enquanto
património comum da humanidade, a diversidade cultural é talvez a sua mais
intrínseca característica e é um fato irrefutável: a humanidade é constituída
por um sem número de culturas.
Porque as nossas diferenças são, em definitivo, o
maior património que a humanidade pode ter e preservar, o Museu da Chapelaria
propõe um diálogo sobre estas e a sua riqueza. Aprender a conhecer o Outro
naquilo que o diferencia do Nós é o mote para este diálogo.
Objetivos pedagógicos | Pretende-se
com esta visita desenvolver competências de comunicação (saber ouvir,
compreender e falar de forma eficaz), competências analíticas (capacidade para
procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores
chave de argumentação), sensibilidade multicultural (saber respeitar a
diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas) e trabalho em equipa
(conseguir trabalhar com outros de forma colaborativa, em prol de objetivos
comuns).
Público | Alunos do 3º
ciclo e Ensino Secundário
Duração
|60 minutos
VISITA TEMÁTICA + DEBATE | Chapéus
de cá e de lá
Ao longo das nossas vidas
fomos passando por muitos chapéus. Barretes de pescador e chapéus de palha são-nos
familiares. Mas como serão os chapéus dos pescadores gregos ou dos apanhadores
de arroz? Partindo das experiências e das memórias do público, o Museu da
Chapelaria propõe uma visita temática e um diálogo que coloca em análise o uso
do chapéu por todo o globo, as suas semelhanças e as suas diferenças. Afinal, e
como diz Daniel Serra Vaz, esta exposição permite dar a volta ao mundo sem sair do mesmo local.
Objetivos pedagógicos | Reconhecimento
das semelhanças e das diferenças dos chapéus das diferentes geografias. Desenvolvimento
da interação, partilha de experiências e criação de laços entre o público, o
museu e os seus objetos. Pretende-se com esta visita desenvolver competências
de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de forma eficaz), competências
analíticas (capacidade para procurar diferentes perspetivas, reunir informação
e identificar os fatores chave de argumentação), sensibilidade multicultural
(saber respeitar a diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas) e
trabalho em equipa (conseguir trabalhar com outros de forma colaborativa, em
prol de objetivos comuns).
Público | Sénior
Duração
|60 minutos
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS |
De
Samurais a Cowboys
Usando a tradicional técnica do origami, os participantes terão pela sua frente o desafio de criar
e adornar o chapéu do seu herói favorito.
Objetivos pedagógicos | Exploração
da motricidade fina. Desenvolvimento do rigor, da concentração e do trabalho em
cooperação.
Público | 2º
e 3º ciclos e famílias
Duração
|30 minutos
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS |
Cabeças
do Mundo
Inspirados pela exposição temporária, os participantes
criam e decoram um chapéu típico de um país tendo em conta o seu uso, a sua
forma, os materiais e as cores.
Objetivos pedagógicos | Desenvolvimento
da criatividade e das expressões plásticas. Reconhecimento do chapéu enquanto
objeto símbolo da Diversidade Cultural.
Público | pré-escolar,
1º, 2º e 3º ciclos e famílias
Duração
|30 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.